quinta-feira, 24 de junho de 2010

Convites de casamento e noivado

Dicas Gerais para o Convite de Casamento

• A data e o horário do casamento devem estar escritos por extenso.
• O nome do convidado deve ser escrito no envelope, e de preferência por um calígrafo ou por alguém com boa caligrafia.
• Os convites devem, preferencialmente, ser entregues em mãos, com no mínimo 3 semanas antes do casamento.
• Se for preciso enviar algum convite pelo correio, este deverá estar dentro de outro envelope, onde neste estará escrito o endereço e nome do convidado. É importante que você ligue para este convidado informando-o do envio.
• Não use um envelope de plástico para entregar o convite em mãos.
• No caso da impossibilidade dos noivos entregarem os convites, os mesmos deverão ser entregues pelos pais dos noivos

Tratamentos mais indicados

Sr. João Fernandes e família
Sr. João Fernandes e Sra.
Sra. Maria dos Santos
Sra. Maria dos Santos e família
Srta. Vera Silveira
Srta. Vera Silveira e família

Frases e versículos para convites

Sempre boas sugestões, mas pode também ser trecho de música

Pais falecidos: o que fazer?

Algumas pessoas não se sentem a vontade ao escrever entre parênteses 'in memorian' quando um dos pais já faleceu. Uma opção para solucionar este desconforto seria colocar ao invés de 'in memorian' a frase 'sempre presente', através da qual os convidados já estariam cientes da ausência física dos pais.

Dicas de textos para o convite de casamento

A mensagem de casamento, ou simplesmente,o texto do convite de casamento deve ser redigido na terceira pessoa do singular.

Começar a mensagem de casamento com o nome dos anfitriões da festa é o correto.

Para os casais que já tiveram um ou mais filhos antes de oficializar a união, uma boa opção das gráficas e empresas especializadas é o modelo de convite de casamento
onde noivos e filho convidam juntos aos seus amigos e parentes.

Como fazer os convites do casamento?

Cerca de dois meses antes do casamento, e logo após terem escolhido a data, o local, o estilo e a formalidade do vosso casamento, está na altura de pensar nos convites de casamento.

Não se esqueçam que os convites de casamento podem demorar até mês e meio a preparar e a imprimir. Devem disponibilizar algum tempo para escolher o tipo de letra, papel, cores, emblemas ou carimbos com iniciais para selar os convites. Aqui devem ter em conta a coerência do design dos convites com os cartões de localização dos convidados nas mesas e na igreja, bem como os menus.

Os convites devem sem dúvida alguma reflectir o estilo que escolheram para o vosso casamento, e implicitamente a vossa personalidade como casal. O convite de casamento anuncia a nova vida do casal, que pode ser formal, informal, elegante ou divertida.

Quando a cerimónia é num local diferente da recepção, deve incluir as diferentes moradas ou então devem enviar dois convites distintos para os diferentes acontecimentos. Quando a recepção não acontece logo depois da cerimónia não se esqueçam de mencionar as horas que inicia.

O convite de casamento também pode mencionar o tipo de vestuário a usar, logo por baixo da morada. Por exemplo, caso o vosso casamento seja um casamento formal deve mencionar o uso de “fraque” ou “smoking”.

Juntamente com o convite de casamento pode ir uma pequena amostra do vosso estilo pessoal, como uma fita impressa com os vossos nomes. Imaginem que vocês vão comemorar o vosso casamento com um chá das cinco, em vez de um jantar formal, podem juntar ao vosso convite de casamento um saquinho de chá aromatizado (mas não se esqueçam de o pesar nos correios para não pagarem custos extra).

De extrema importância é, nunca fazerem menção aonde estão registadas as vossas listas de casamento. Só o mencionam a quem vos perguntar! Não mencionem também qualquer tipo de título como Dr., Eng., etc.

Peçam primeiro uma amostra na gráfica e, não se esqueçam de verificar datas, horários, moradas e todos os itens antes de enviar para impressão. Não descuidem este pormenor para não terem uma dor de cabeça posterior.

Quando se escreve num convite de casamento “Convidamos a Sra X e o SrY e sua família”, significa que toda a família que mora nessa casa está convidada.

Quando alguns dos vossos convidados são casais que não são casados, ou seja, não tem o mesmo apelido mas moram juntos, enviem um convite separando o nome de cada um no mesmo envelope. Se não vivem juntos enviem dois convites de casamento separados. No caso de um casal gay aplicam-se as mesmas regras.

Incluam um último elemento juntamente com o convite, um Cartão de Resposta (RSVP) juntamente com um envelope e selo, auto-endereçado, e esperem a resposta. Caso não obtenham resposta no próximo mês, liguem com o convidado, pois pode não ter recebido o convite. O cartão RSVP pode ser um cartão separado do convite, requerido em casamentos formais. Para poupar custos, pode ser só impressa uma morada RSVP, para o convidado responder ao convite de casamento no verso do próprio convite, no caso do casamento não ser formal.

Dica: Cartões de Respostas (RSVP), este acrónimo provém do francês, que significa “respondéz s’il vous plait”.

Um convite de casamento basicamente deve conter 4 itens:

O que é o evento;
Quem é que está a fazer o convite;
Aonde e a que horas vai acontecer;
Morada e telefone para responder (RSVP);

O que um convite de casamento não deve conter:

Lista de casamento.... Jamais!

texto do blog: brinde aos noivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

About

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...